segunda-feira, 22 de outubro de 2012

De volta a Juazeiro do Norte


Padre Cícero é onipresente em Juazeiro do Norte. Do alto do Horto, sua imagem abençoa a cidade que prospera e cresce em ritmo acelerado. Indústrias, universidades, comércio, centenas de motocicletas pelas ruas cheias de gente. Padre Cícero também dá nome a ruas, a lojas, a instituições, está nas fitinhas coloridas de boa sorte, nas medalhas e imagens que o peregrinos compram aos milhares. Uma cidade movida pela fé, enfrentando os desafios da modernidade.

Foi muito bom voltar ao Cariri um ano depois de realizar ali minhas atividades da Bolsa de Circulação Literária da Funarte, com oficinas de literatura indígena nas cidades de Juazeiro do Norte e Nova Olinda em 2011, que foram documentadas neste blog.

Em agosto de 2012  fui surpreendida com a notícia de que o livro Entre Dois Mundos havia sido selecionado pelo projeto Balaio Afro-indígena, adotado pela secretaria de Educação do Município. Esse projeto, da Editora Conhecimento, montou uma estante com 35 exemplares de 8 títulos de livros que abordam a temática dos povos africanos e indígenas, contribuindo para a aplicação da lei 11.645.

Adriana Pereira dos Santos foi quem articulou o projeto no município e me recebeu com todo o carinho em sua casa por 4 dias intensos. As atividades envolveram cerca de 150 professores, em dois dias de trabalho com muita conversa, reflexão sobre as origens e identidade daquelas pessoas, sobre o conceito de educação e de felicidade para as comunidades indígenas.

Agradeço muito pela oportunidade de voltar a essa terra que aprendi a admirar e querer bem e pela oportunidade de compartilhar histórias e vivências com pessoas tão dedicadas a sua profissão.

Espero receber aqui no blog notícias sobre a receptividade dos jovens e crianças aos livros do Balaio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário