quarta-feira, 27 de abril de 2011

Última atividade em Nova Olinda

Chegando na Casa Grande/ Nova Olinda




 A última atividade do projeto Palavras Criadoras em Nova Olinda aconteceu na sala principal da Casa Grande, entre o altar que reverencia os santos e protetores dos católicos, as imagens da arte rupestre do Cariri, as lendas colhidas ao longo dos séculos entre os moradores locais.


 


Nesse espaço mágico e conciliador convivem em plena harmonia Jesus Cristo, Padre Cícero, a mãe d’água e outros seres mágicos que habitam o castelo encantado, imagens de santos, grandes panelas de barro e cachimbos cerimoniais confeccionados há séculos, talvez milhares de anos. Os objetos em cerâmica e as pinturas rupestres encontrados com grande fartura nessa região estão ainda sendo datados.

Entrada da Casa Grande e do Memorial do Homem do Cariri

Crianças brincam no parque da Casa Grande


As crianças e jovens que participam dos projetos da Casa Grande estavam ali, sentados no chão, a minha volta, com curiosidades e perguntas sobre a arte indígena, sobre a música, a literatura, as histórias, os ritos de passagem que marcam os jovens nas aldeias. Falamos também do cerrado do Cariri, das frutas e das árvores do lugar, da magia e da beleza da natureza.
Com essa conversa gostosa e animada encerrei minha permanência em Nova Olinda, com alegria pelo dever cumprido, mas ao mesmo tempo já com saudades do lugar e das pessoas.
Na manhã seguinte aproveitei um tempo livre para visitar Mestre Expedito Seleiro, grande conhecedor e mantenedor da tradição e arte em couro, com suas sandálias, bolsas, roupas e celas maravilhosas! Em minhas visitas anteriores ao Mestre estive sempre acompanhada de grupos indígenas numerosos que participavam do projeto Rito de Passagem no Cariri, durante a Mostra SESC Cariri de Cultura. Desta vez, levei abraços do povo Xavante para o mestre e a mensagem de que estão vendo na aldeia a novela Cordel Encantado da rede Globo com “a tribo” de Seu Expedito...
Quero agradecer a acolhida na Casa Grande por Rosiane e Alemberg, ao carinho e empenho de Samuel na organização das oficinas e sua mãe Dona Irenice que me hospedou em sua casa, ao outro Samuel que me acompanhou em todas as atividades, ao Lucas que fez as fotografias e imagens em vídeo das oficinas, ao João Paulo e Helinho.
E a todas as crianças e jovens dessa Casa maravilhosa. Que continuem nesse bonito caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário