quarta-feira, 30 de março de 2011

Primeiras atividades em Juquitiba


Juquitiba fica a 65 km de São Paulo, pela BR 116. É um dos municípios do Território da Cidadania no Vale do Ribeira. Uma região de belas paisagens com matas preservadas, rios e cachoeiras, uma história rica, mas desconhecida até mesmo da população local.

A proximidade com São Paulo acaba sendo um grande problema que impede o desenvolvimento econômico e a afirmação da identidade e das raízes do lugar. As festas tradicionais vão se perdendo, a história guardada na memória dos velhos também. Os costumes e modas da grande capital invadem Juquitiba, tornando a cultura local uma réplica desconectada da realidade.

O projeto das oficinas foi negociado com a Secretaria Municipal de Educação que acolheu a proposta com grande entusiasmo e carinho, construindo uma parceria que promete dar muitos frutos agora e no futuro.
A programação em Juquitiba começou nos dias 21 e 22 de março com 4 oficinas de 3 horas cada uma, atendendo a toda a rede municipal de professores e coordenadores, num total de aproximadamente 200 pessoas.


com curiosidade e muita participação os professores se aproximam da temática indígena

Cada turma de professores trouxe contribuições novas e muitos questionamentos para o espaço da biblioteca municipal, onde nos reunimos. A falta de familiaridade com a questão indígena é enorme mas a vontade de aproximação, também.


as fotografias despertam curiosidade e levantam dúvidas

As fotografias de Helio Nobre montadas num varal, no espaço das oficinas, chamaram atenção de todos. As belas imagens das aldeias, a diversidade de povos, de formas, de cores, a majestade da arquitetura indígena, a arte expressa nos adornos e pinturas corporais, todos os detalhes chamavam a atenção do público e provocavam comentários e muitas perguntas.

Os textos da tradição oral dos povos Yanomami, Guarani e Xavante, lidos durante o trabalho, também causaram grande admiração  pela beleza e profundidade.

Foi muito bom ouvir pessoas falando sobre o orgulho que têm de suas origens indígenas, dos costumes que ficaram presentes no seu cotidiano, do reconhecimento da sabedoria milenar dos povos originários.
 Em maio o projeto  Palavras Criadoras volta para Juquitiba. Em vários dias de atividades as oficinas vão acontecer em todas as escolas da rede pública municipal.
textos da tradição oral impressos e os livros de autores indígenas impressionam pela beleza e pelo conteúdo

os livros de autores indígenas chamam a atenção dos professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário